Navegação Especialização por data do documento
Itens para a visualização no momento 321-340 of 455
-
O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CONTAGEM - MG
(2019-04-12)A importância da tecnologia na sociedade contemporânea é imensurável. Novas exigências mobilizam os cidadãos em busca de competências e habilidades para relacionarem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). ... -
O USO DO COMPUTADOR POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ESTUDO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.
(2019-04-12)Este projeto tem como finalidade iniciar os estudos para a verificação das contribuições do computador como recurso didático no ensino-aprendizagem da matemática, em especial a contribuição do software Geogebra como ... -
UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO PLICKERS NA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO APRENDIZADO ESCOLAR COM MONITORAMENTO EM TEMPO REAL.
(2019-04-12)O presente trabalho constituiu na discussão de pesquisa de campo sobre o uso do aplicativo Plickers no processo de acompanhamento da aprendizagem escolar. O aplicativo foi utilizado como ferramenta para acompanhar o ... -
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE TRÊS A CINCO ANOS
(2019-04-12)O presente trabalho aborda a temática “Uso das mídias digitais no processo de ensino aprendizagem de crianças de três a cinco anos”. A pesquisa se deu em uma escola municipal de educação infantil, localizada em Belo ... -
O USO DE JOGOS E SOFTWARES EDUCATIVOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
(2019-04-13)O presente trabalho tem como objetivo a análise e reflexão sobre as possíveis vantagens da utilização de mídias e jogos digitais no ensino e na alfabetização de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental. O método ... -
A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS MÍDIATICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL
(2019-04-13)Este estudo teve como objetivo descrever a utilização dos recursos midiáticos durante as aulas de educação física em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em Santa Luzia – MG e ... -
UM RECORTE MIDIÁTICO COM RECURSOS CENTRADOS NA IMAGEM: A SEMIÓTICA NA AULA DE ARTE.
(2019-04-13)O emprego de imagens e ilustrações é frequentemente utilizado nas aulas de arte para facilitar a apropriação de conceitos e termos muitas vezes abstratos, apresentados nos movimentos artísticos e na história da arte. A ... -
A UTILIZAÇÃO DO BLOG COMO DIÁRIO DE REGISTRO DE ATIVIDADES
(2019-04-15)Este trabalho tem o objetivo de conceituar, sistematizar e discutir sobre a utilização do Blog como diário de registro de atividades para analisar o processo didático ou metodológico do professor/aluno. Além de descrever ... -
O USO DO CELULAR NO ENSINO DO CONTEÚDO FÍSICA E DE OUTROS CONTEÚDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.
(2019-04-15)O trabalho tem como temática o uso do celular em sala de aula, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos na disciplina de Física e nas demais disciplinas escolares. A pesquisa foi desenvolvida com seis turmas ... -
O EMPREGO DE DISPOSITIVOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Integrando diferentes mídias no espaço escolar
(2019-04-15)O presente trabalho descreve um estudo de caso relacionado à utilização de dispositivos digitais com estudantes do 3º ano do ensino médio visando o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Para tanto, utilizou-se a ... -
O CINEMA EM SALA DE AULA: PRÁTICAS E METODOLOGIAS NAS AULAS DE HISTÓRIA
(2019-04-15)Este tema surgiu diante de uma prática comum em nossas escolas que é a exibição de filmes para os alunos por parte de professores para contribuir no processo de ensino aprendizagem. Diante desta prática é relevante ... -
O USO DE PROGRAMAÇÃO, TECNOLOGIA DIGITAL E MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO SEXTO ANO DO ENSINO BÁSICO
(2019-04-15)Esse trabalho de conclusão de curso apresenta a análise de uma pesquisa sobre a percepção de estudantes do ensino básico diante das abordagens diferenciadas no ensino da matemática, desenvolvidas e aplicadas durante as ... -
Acessibilidade de material impresso de EJA para alunos com deficiência visual
(2019-04-15)Este tema foi escolhido considerando a importância de se assegurar a compreensão do material didático de EJA, do componente de Matemática, por alunos com deficiência visual, em uma escola particular da Grande São Paulo. ... -
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E SEUS DESAFIOS
(2019-04-15)Esse trabalho apresenta a história da comunicação do homem e alguns desafios a serem superados para utilização de tecnologia em sala de aula, para isso utilizei uma revisão bibliográfica, como o FREITAS (2009); COSTA ... -
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
(2019-04-15)O presente trabalho tem como tema o ensino de matemática através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Busca compreender os blogs como ferramentas de desenvolvimento do ensino mediante a disciplina ... -
A ESCOLA, O ADOLESCENTE E AS MÍDIAS: AS PERSPECTIVAS DA EDUCOMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL
(2019-04-15)O presente trabalho tem como tema principal a educomunicação inserida na educação integral e de tempo integral. Entende-se a educomunicação como um novo campo, uma terceira interface que relaciona a comunicação e a ... -
O RÁDIO COMO MÍDIA DE PROPAGAÇÃO DE EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO, MÚSICA E ESPORTE
(2019-04-15)Este tema, sobre a importância do rádio como mídia de propagação, foi escolhido para saber sua relevância na comunicação com a população. Está pesquisa tem como sustentação teóricometodológica a teoria de que o rádio deve ... -
CIBERCULTURA: linguagem digital e a influência da tecnologia na aprendizagem
(2019-04-15)A presente investigação dedicou-se a fazer uma revisão de literatura, buscando refletir a respeito da cibercultura e a linguagem digital, e como o processo de construção do saber se desenvolve na atual sociedade da informação. ... -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: COMO ENSINAR A LER E A ESCREVER EM TEMPOS DIGITAIS?
(2019-04-15)O avanço do acesso aos recursos tecnológicos e às mídias digitais, vem promovendo mudanças na forma de alfabetizar e nas formas em que os professores conduzem o processo de ensino dos seus alunos. Esta pesquisa tem como ... -
TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
(2019-04-15)Este trabalho tem como fundamentação teórico-metodológica trabalhos que discutem a relação entre o Ensino da Língua Portuguesa e área de Tecnologia. Algumas práticas de ensino são aperfeiçoadas com o auxílio da Tecnologia. ...