Navegação Mídias na Educação por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 154
-
Além do livro: o vídeo como recurso pedagógico para as aulas de Literatura Brasileira
(2019-04-08)Com a chegada da internet no mercado, a vida do homem modificou, tudo ficou mais rápido e as informações passaram a ser geradas em tempo recorde, isso facilitou a vida do homem pós-moderno, tornando-o mais flexível e ... -
AS TIC’S NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: O QR CODE COMO RECURSO DE INCLUSÃO DIGITAL
(2019-04-09)O presente trabalho de conclusão de curso resulta de um dos oito encontros de Formação Continuada em Serviço ofertado pela Secretaria de Educação de Contagem em 2018. As formações introduziram temas pertinentes ... -
O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DO APLICATIVO WHATSAPP
(2019-04-12)O tema “O ensino de História por meio do aplicativo Whatsapp”, foi escolhido por analisar a importância da incorporação dos recursos midiáticos na aprendizagem, tornando coletiva a construção do conhecimento histórico. ... -
O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CONTAGEM - MG
(2019-04-12)A importância da tecnologia na sociedade contemporânea é imensurável. Novas exigências mobilizam os cidadãos em busca de competências e habilidades para relacionarem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). ... -
O USO DO COMPUTADOR POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ESTUDO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.
(2019-04-12)Este projeto tem como finalidade iniciar os estudos para a verificação das contribuições do computador como recurso didático no ensino-aprendizagem da matemática, em especial a contribuição do software Geogebra como ... -
UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO PLICKERS NA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO APRENDIZADO ESCOLAR COM MONITORAMENTO EM TEMPO REAL.
(2019-04-12)O presente trabalho constituiu na discussão de pesquisa de campo sobre o uso do aplicativo Plickers no processo de acompanhamento da aprendizagem escolar. O aplicativo foi utilizado como ferramenta para acompanhar o ... -
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE TRÊS A CINCO ANOS
(2019-04-12)O presente trabalho aborda a temática “Uso das mídias digitais no processo de ensino aprendizagem de crianças de três a cinco anos”. A pesquisa se deu em uma escola municipal de educação infantil, localizada em Belo ... -
O USO DE JOGOS E SOFTWARES EDUCATIVOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
(2019-04-13)O presente trabalho tem como objetivo a análise e reflexão sobre as possíveis vantagens da utilização de mídias e jogos digitais no ensino e na alfabetização de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental. O método ... -
A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS MÍDIATICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL
(2019-04-13)Este estudo teve como objetivo descrever a utilização dos recursos midiáticos durante as aulas de educação física em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em Santa Luzia – MG e ... -
UM RECORTE MIDIÁTICO COM RECURSOS CENTRADOS NA IMAGEM: A SEMIÓTICA NA AULA DE ARTE.
(2019-04-13)O emprego de imagens e ilustrações é frequentemente utilizado nas aulas de arte para facilitar a apropriação de conceitos e termos muitas vezes abstratos, apresentados nos movimentos artísticos e na história da arte. A ... -
A UTILIZAÇÃO DO BLOG COMO DIÁRIO DE REGISTRO DE ATIVIDADES
(2019-04-15)Este trabalho tem o objetivo de conceituar, sistematizar e discutir sobre a utilização do Blog como diário de registro de atividades para analisar o processo didático ou metodológico do professor/aluno. Além de descrever ... -
O USO DO CELULAR NO ENSINO DO CONTEÚDO FÍSICA E DE OUTROS CONTEÚDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.
(2019-04-15)O trabalho tem como temática o uso do celular em sala de aula, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos na disciplina de Física e nas demais disciplinas escolares. A pesquisa foi desenvolvida com seis turmas ... -
O EMPREGO DE DISPOSITIVOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Integrando diferentes mídias no espaço escolar
(2019-04-15)O presente trabalho descreve um estudo de caso relacionado à utilização de dispositivos digitais com estudantes do 3º ano do ensino médio visando o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Para tanto, utilizou-se a ... -
O CINEMA EM SALA DE AULA: PRÁTICAS E METODOLOGIAS NAS AULAS DE HISTÓRIA
(2019-04-15)Este tema surgiu diante de uma prática comum em nossas escolas que é a exibição de filmes para os alunos por parte de professores para contribuir no processo de ensino aprendizagem. Diante desta prática é relevante ... -
O USO DE PROGRAMAÇÃO, TECNOLOGIA DIGITAL E MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO SEXTO ANO DO ENSINO BÁSICO
(2019-04-15)Esse trabalho de conclusão de curso apresenta a análise de uma pesquisa sobre a percepção de estudantes do ensino básico diante das abordagens diferenciadas no ensino da matemática, desenvolvidas e aplicadas durante as ... -
Acessibilidade de material impresso de EJA para alunos com deficiência visual
(2019-04-15)Este tema foi escolhido considerando a importância de se assegurar a compreensão do material didático de EJA, do componente de Matemática, por alunos com deficiência visual, em uma escola particular da Grande São Paulo. ... -
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E SEUS DESAFIOS
(2019-04-15)Esse trabalho apresenta a história da comunicação do homem e alguns desafios a serem superados para utilização de tecnologia em sala de aula, para isso utilizei uma revisão bibliográfica, como o FREITAS (2009); COSTA ... -
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
(2019-04-15)O presente trabalho tem como tema o ensino de matemática através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Busca compreender os blogs como ferramentas de desenvolvimento do ensino mediante a disciplina ... -
A ESCOLA, O ADOLESCENTE E AS MÍDIAS: AS PERSPECTIVAS DA EDUCOMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL
(2019-04-15)O presente trabalho tem como tema principal a educomunicação inserida na educação integral e de tempo integral. Entende-se a educomunicação como um novo campo, uma terceira interface que relaciona a comunicação e a ... -
O RÁDIO COMO MÍDIA DE PROPAGAÇÃO DE EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO, MÚSICA E ESPORTE
(2019-04-15)Este tema, sobre a importância do rádio como mídia de propagação, foi escolhido para saber sua relevância na comunicação com a população. Está pesquisa tem como sustentação teóricometodológica a teoria de que o rádio deve ...