Especialização: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 161-180 of 455
-
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUADA PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL
(2019-04-17)O objetivo deste estudo é fazer uma discussão em torno do letramento digital, com o intuito de entendê-lo melhor, e ainda, pensar nas práticas pedagógicas desenvolvidas com as mídias por um grupo de professoras de uma ... -
POSSIBILIDADES DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE NO BLOG
(2019-04-15)As novas gerações convivem com as novas mídias, mas o acesso à internet e ao computador no espaço escolar requer uma metodologia de ensino e uma formação docente para lidar com os conteúdos virtuais disponibilizados na ... -
AS TIC’S NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: O QR CODE COMO RECURSO DE INCLUSÃO DIGITAL
(2019-04-09)O presente trabalho de conclusão de curso resulta de um dos oito encontros de Formação Continuada em Serviço ofertado pela Secretaria de Educação de Contagem em 2018. As formações introduziram temas pertinentes ... -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL: ESTIMULAÇÃO DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS PAUTADAS NA BNCC COM A UTILIZAÇÃO DO CELULAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
(2019-04-15)Este trabalho foi proposto com o intuito de reafirmar a necessidade da utilização das mídias digitais no processo de alfabetização e letramento na educação infantil. Considerando que as crianças necessitam de estímulos ... -
TIC´S E EDUCAÇÃO DO CAMPO
(2019-04-15)Esta pesquisa foi desenvolvida para realização de TCC na especialização em Mídias oferecido pela UFSJ, a ser realizada na Escola Municipal Aurora Júlia da Fonseca, localizada em área rural do Município de Conceição do Pará ... -
MUSEUS VIRTUAIS E INFÂNCIA: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS
(2019-04-15)Uma das ideias que mobiliza este trabalho de conclusão de curso é a possibilidade de contribuir para as discussões em torno da necessidade de ações que criem sujeitos mais reflexivos, ampliando horizontes e o uso das ... -
CIBERCULTURA: linguagem digital e a influência da tecnologia na aprendizagem
(2019-04-15)A presente investigação dedicou-se a fazer uma revisão de literatura, buscando refletir a respeito da cibercultura e a linguagem digital, e como o processo de construção do saber se desenvolve na atual sociedade da informação. ... -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: COMO ENSINAR A LER E A ESCREVER EM TEMPOS DIGITAIS?
(2019-04-15)O avanço do acesso aos recursos tecnológicos e às mídias digitais, vem promovendo mudanças na forma de alfabetizar e nas formas em que os professores conduzem o processo de ensino dos seus alunos. Esta pesquisa tem como ... -
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DOS E-BOOKS
(2019-04-15) -
O JORNAL ESCOLAR COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM
(2019-05-15)As mídias se fazem presentes em todos os momentos da vida dos alunos. Elas são utilizadas com frequência, podendo ser aproveitadas em favor do conhecimento e aprendizagem. A monografia foi construída com base em uma ... -
APRENDENDO MATEMÁTICA COM USO DAS REDES SOCIAIS
(2019-04-19)O trabalho a seguir tem como proposta demonstrar as contribuições das mídias sociais no ensino da disciplina da matemática. O objetivo é apresentar a eficiência dessas ferramentas como um recurso de potencialização do ... -
MÍDIAS TRADICIONAIS: O USO DE IMAGENS NAS AULAS DE HISTÓRIA
(2019-06-26)Emum real embate acerca das melhores metodologias a serem usadas na educação, há o dilema entre o que pode ser considerado ultrapassado e a importância da tecnologia na sala de aula. Na disciplina de História, que vislumbra ... -
USO DE JOGOS ELETRÔNICOS, EXERGAME, COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
(2019-06-26)Nos últimos anos tem-se percebido e vivenciado a era da tecnologia com grandes avanços sobre as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e dos jogos eletrônicos, que se tornaram cada vez mais populares, e fonte de ... -
TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
(2019-04-15)Este trabalho tem como fundamentação teórico-metodológica trabalhos que discutem a relação entre o Ensino da Língua Portuguesa e área de Tecnologia. Algumas práticas de ensino são aperfeiçoadas com o auxílio da Tecnologia. ... -
O USO DE PROGRAMAÇÃO, TECNOLOGIA DIGITAL E MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO SEXTO ANO DO ENSINO BÁSICO
(2019-04-15)Esse trabalho de conclusão de curso apresenta a análise de uma pesquisa sobre a percepção de estudantes do ensino básico diante das abordagens diferenciadas no ensino da matemática, desenvolvidas e aplicadas durante as ... -
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
(2019-04-15)O presente trabalho tem como tema o ensino de matemática através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Busca compreender os blogs como ferramentas de desenvolvimento do ensino mediante a disciplina ... -
O EMPREGO DE DISPOSITIVOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Integrando diferentes mídias no espaço escolar
(2019-04-15)O presente trabalho descreve um estudo de caso relacionado à utilização de dispositivos digitais com estudantes do 3º ano do ensino médio visando o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Para tanto, utilizou-se a ... -
O USO DO CELULAR NO ENSINO DO CONTEÚDO FÍSICA E DE OUTROS CONTEÚDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.
(2019-04-15)O trabalho tem como temática o uso do celular em sala de aula, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos na disciplina de Física e nas demais disciplinas escolares. A pesquisa foi desenvolvida com seis turmas ... -
Acessibilidade de material impresso de EJA para alunos com deficiência visual
(2019-04-15)Este tema foi escolhido considerando a importância de se assegurar a compreensão do material didático de EJA, do componente de Matemática, por alunos com deficiência visual, em uma escola particular da Grande São Paulo. ...