Navegação Trabalho de Conclusão de Curso por título
Itens para a visualização no momento 114-133 of 154
-
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOASSOCIADAS A METODOLOGIAS ATIVAS EM UM CURSO DE GRADUAÇAO
(2019-04-18)O presente trabalho teve por objetivo avaliar via questionário anônimo, 45 alunos de um curso da área da saúde de uma instituição de ensino particular do Sul de Minas Gerais acerca de suas impressões a adaptação das ... -
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2019-04-21)Vivemos em uma sociedade da informação, cercada por tecnologias digitais, que trazem mudanças constantes em todas as áreas sociais, inclusive nas instituições escolares. As escolas fazem parte desse contexto e precisam ... -
O USO DE BLOG NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA PEQUENA EXPERIÊNCIA EAD NO ENSINO FUNDAMENTAL II
(2019-05-14)A proposta de aprendizagem colaborativa torna-se relevante em mundo constantemente conectado à internet, mostrando a necessidade de práticas pedagógicas contempladoras da integração de mídias junto às ferramentas ... -
USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
(2019-05-14)A Educação Básica apresenta problemas bastante conhecidos, no quesito qualidade, tornando-se necessários estudos que ofereçam diagnósticos precisos e ajeitem caminhos para a melhoria nos resultados. Uma série de trabalhos ... -
USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
(2019-05-14)O tema uso de histórias em quadrinhos no ensino de História foi escolhido por apresentar a possibilidade de fazer com que os professores de História reflitam a respeito do potencial de ensino e de aprendizagem por meio ... -
O USO DE IMAGENS COMO FORMA AUXILIAR DO ENSINO DE HISTÓRIA: análise do quadro “Batalha do Avaí” de Pedro Américo frente ao discurso histórico
(2019-04-05)O presente trabalho versou sobre a Guerra do Paraguai, as suas diversas interpretações pela historiografia, além é claro, de trabalhar o que uma imagem produzida no século XIX pode transmitir para o seu público receptor ... -
O USO DE JOGOS E SOFTWARES EDUCATIVOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
(2019-04-13)O presente trabalho tem como objetivo a análise e reflexão sobre as possíveis vantagens da utilização de mídias e jogos digitais no ensino e na alfabetização de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental. O método ... -
USO DE JOGOS ELETRÔNICOS, EXERGAME, COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
(2019-06-26)Nos últimos anos tem-se percebido e vivenciado a era da tecnologia com grandes avanços sobre as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e dos jogos eletrônicos, que se tornaram cada vez mais populares, e fonte de ... -
O USO DE MÍDIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
(2019-04-21)A presença das mídias na vida das pessoas no cenário atual é constante. É importante salientar que inicialmente pelos professores, as mídias foram recebidas com aversão e resistência. Tentar privar a comunidade discente ... -
O USO DE PODCAST COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO: CRIAÇÃO DO PODCAST CONVERSA DE CORREDOR NA ESCOLA SENAC FRANCA
(2019-05-15)O tema “O uso de Podcast como ferramenta na educação: criação do Podcast Conversa de Corredor na Escola SENAC Franca” foi escolhido, pois o podcast mostrou-se uma importante ferramenta para melhoria da comunicação interna ... -
O USO DE PROGRAMAÇÃO, TECNOLOGIA DIGITAL E MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO SEXTO ANO DO ENSINO BÁSICO
(2019-04-15)Esse trabalho de conclusão de curso apresenta a análise de uma pesquisa sobre a percepção de estudantes do ensino básico diante das abordagens diferenciadas no ensino da matemática, desenvolvidas e aplicadas durante as ... -
USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENSINO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ARARAS/SP
(2019-05-14)Neste estudo, algumas reflexões foram feitas sobre o papel das tecnologias de informação e comunicação como recurso midiático na educação. Percebe-se que as tecnologias e mídias estão cada vez mais incorporada na vida dos ... -
USO DE VÍDEO PUBLICITÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SABÕES E DETERGENTES
(2019-04-21)O estudo e ensino das ciências da natureza, assim como de vários conteúdos, vem passando por diversas mudanças, no que diz respeito às metodologias. Hoje, mais do que nunca, se faz necessário a contextualização de conteúdos ... -
USO DO AMBIENTE MOODLE COMO APOIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DE PROFESSORES INGRESSANTES NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL
(2019-06-26)O interesse por este tema vem do desejo de pesquisar o uso da ferramenta tecnológica desenvolvida para ambientes virtuais de aprendizagem Moodle, na aplicação da educação presencial, estabelecendo uma relação entre as ... -
USO DO BLOG COMO FERRAMENTA DAS COMPETÊNCIAS LEITORA E ESCRITORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
(2019-05-14)Esta pesquisa apresenta considerações sobre concepções, crenças e competências referentes a leitura e escrita, e a necessidade acerca do emprego das mídias tecnológicas nas práticas pedagógicas, principalmente a utilização ... -
O USO DO CELULAR (SMARTPHONE) COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO
(2019-04-15)O presente trabalho originou-se da necessidade de estudar sobre os avanços tecnológicos que propiciaram uma mudança dentro da escola no sentido de favorecer o uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem. A partir ... -
Uso do celular no cotidiano escolar em uma escola pública em Belo Horizonte/MG
(2019-04-24)Essa pesquisa foi desenvolvida com o propósito de inserir o uso do celular no ambiente escolar, mostrando assim seus pontos positivos em meio a tantas diversidades. O celular foi escolhido, porque faz parte do convívio ... -
O USO DO CELULAR NO ENSINO DE LÍNGUAS: UMA EXPERIÊNCIA COM O APLICATIVOFUN ENGLISH
(2019-04-18)Atualmente a sociedade vivencia um período de significativas transformações. Dentre elas, observa-se o estabelecimento de um novo padrão de aprendizagem, que instiga a busca de uma nova maneira de aprender e uma nova ... -
O USO DO CELULAR NO ENSINO DO CONTEÚDO FÍSICA E DE OUTROS CONTEÚDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.
(2019-04-15)O trabalho tem como temática o uso do celular em sala de aula, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos na disciplina de Física e nas demais disciplinas escolares. A pesquisa foi desenvolvida com seis turmas ... -
O USO DO COMPUTADOR E DOS JOGOS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO INCENTIVADOR NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
(2019-05-14)Com o grande avanço tecnológico nos dias atuais as escolas têm buscado se adequar com o uso das novas tecnologias em sala de aula, promovendo aulas mais dinâmicas e motivadoras. Dessa forma, pensar em fazer uso das ...